©AFTERSCHOOL

contato@afterschool.net.br

(11) 3798 2897

(11) 99118 8826

Social-Emotional Learning

Definida como campo de estudos em meio às pesquisas sobre a educação necessária para a humanidade no século 21, a aprendizagem por competências socioemocionais tem por objetivo promover a formação integral das crianças. Com contribuições da pedagogia, psicologia, neurociência, economia e ciências humanas, as competências socioemocionais definem um conjunto de habilidades e atitudes relacionadas às diversas dimensões do ser humano, que os prepara para lidar com a realidade atual e os desafios que ainda estão por vir. Essencial para o pleno desenvolvimento como indivíduo, o exercício da cidadania e a construção da sua própria identidade.

Uma transformação do modelo de mundo começa com a transformação de uma nova geração, que saiba demonstrar empatia, crítica, criatividade e cooperação. Que cultive relações sociais positivas, lide com suas próprias emoções e resolva problemas de maneira responsável. Esse novo contexto exige que as competências para a vida no século 21 sejam trabalhadas de forma intencional na escola, como parte essencial de seu currículo.

O Projeto Pedagógico do AfterSchool foi desenvolvido a partir dos melhores estudos e práticas internacionais do trabalho com competências socioemocionais (OCDE, Casel, Big 5, P21, Unesco, Center for Curriculum Redesign, entre outros), da recente Base Nacional Comum Curricular brasileira (BNCC) e de uma visão de educação sensível às necessidades do nosso contexto social e cultural. As cinco grandes competências da nossa proposta se articulam com competências complementares, organizando e estruturando o currículo e as atividades que serão desenvolvidas pelas crianças no dia a dia.