©AFTERSCHOOL

contato@afterschool.net.br

(11) 3798 2897

(11) 99118 8826

Please reload

POSTS RECENTES

10 SUGESTÕES DE LIVROS PARA FALAR DE EMOÇÕES COM SEUS FILHOS

August 28, 2017

1/3
Please reload

POST EM DESTAQUE

8 BENEFÍCIOS DO YOGA PARA CRIANÇAS

September 6, 2017

Yoga se tornou bastante convencional para adultos nos últimos anos, mas alguma vez já consideramos dividir esta pratica com nossas crianças? Yoga pode beneficiar crianças significantemente, e de algumas maneiras, até mais do que nos adultos. Abaixo estão alguns dos benefícios:  

 

1. Yoga não é competitivo

 

No mundo atual , nós ouvimos tanto sobre ser o melhor e conquistar o máximo. Yoga ensina crianças que seus corpos são diferentes. Corpos diferentes fazem coisas diferentes e não tem problema algum nisso. Não existe ninguém melhor ou pior no yoga. Nós estamos todos apenas explorando nossos corpos e aprendendo com eles da nossa própria maneira. Yoga é verdadeiramente para todo mundo. 

 

 As aulas de Yoga acontecem toda semana no AfterSchool

 

 

2. Yoga ensina auto-aceitação

 

Da mesma maneira que proporciona a criança a oportunidade de aprender algo não competitivo, também ensina as crianças a se aceitarem e se gostarem do jeito que elas são. Contrapondo mais uma vez tantas mensagens inadequadas que a sociedade passa, yoga ensina as crianças a se amarem.  Aprendendo cedo essa incrivelmente valiosa lição, as crianças são obtém as ferramentas necessárias para combater o crescimento de sentimentos de insegurança que aparecem com o decorrer dos primeiros anos e em diante. 

 

3. Namaste: “a essência que habita em mim, saúda a sua“

 

Yoga ensina aceitação e tolerância para com os outros. Na pratica, crianças aprendem desde cedo que todos os seres vivos existem para serem apreciados e respeitados como eles são, portanto ajudando a criar mais comunidades locais pacíficas e um mundo mais pacífico em nosso futuro. 

 

4. Yoga encoraja hábitos saudáveis

 

Qualquer programa de exercício começado na infância ajuda as crianças a permanecerem fisicamente ativas e saudáveis como estilo de vida. Contudo, yoga vai mais fundo ensinando não apenas os hábitos saudáveis mencionados acima como também o "aproach" saudável para comer e a habilidade de acalmar-se e focar a mente. 

 

5.Foco. Foco. Foco.

 

Nós vivemos em um mundo de distrações. Mais e mais nos dias de hoje, crianças parecem incapazes de se focar em algo por qualquer período significativo de tempo. Yoga pode ajudar com isso. Ensina crianças a estarem presentes, se concentrar e focar em suas respirações.  Elas aprendem como a respiração pode ajuda-los durante o decorrer do dia em qualquer situação. Elas aprendem a se focar na postura aprendendo o correto alinhamento do corpo e ao faze-lo aprendem  a se focar nos seus corpos e como eles funcionam, guiando cada membro ou parte do corpo através das nuances da postura. 

 

6. Yoga ensina técnicas relaxantes

 

As crianças pequenas lidam com frustração em sua maioria chorando e fazendo birra. Quando elas aprendem, propriamente, técnicas de respiração saudáveis e ferramentas para focar a mente, elas começam a aprender como usa-las no seu cotidiano e reagir apropriadamente em qualquer situação.  Eu sei que como uma adulta, eu vejo melhorias nessa área em mim mesma , apenas imagine se eu tivesse aprendido mais dessas técnicas como criança! 

 

7. Crianças aprendem auto conhecimento através do yoga

 

Guiando seus corpos para as posições do Yoga, crianças aprende sobre seus corpos e o que eles são capazes. Elas aprendem mais sobre suas mentes, e como a mente pode afetar suas atitudes e forma de reagir perante as situações de vida e também perante aos outros.

Elas aprendem que podem obter isso através de seus próprios pensamentos e como elas podem escolher como reagir perante a qualquer situação que se apresente. Esse auto conhecimento do corpo, mente e espirito e como os três podem trabalhar juntos, ajuda as crianças a se tornarem adultos mais confiantes, generosos e responsáveis.

 

8. Yoga aumenta a saúde mental positiva das crianças

 

Todos os benefícios mencionados acima, quando agregados trazem benefícios ainda maiores. Quando as crianças aprendem a se aceitar e se amar como elas são, a ver o bem nos outros, a focar e acalmar suas mentes e serem conscientes de suas habilidades natas, elas estão desenvolvendo sua habilidade de resiliência e perseverança.

 

Elas ficam mais propensas a serem otimistas sobre a vida e suas habilidades e serão menos propensas a sucumbir a ansiedade, depressão e outros desafios da saúde mental tão comuns na atualidade.

 

Mais importante ainda: Yoga ensina que relaxar não é apenas permitido, mas sim encorajado. Relaxar não é fácil e aprender a relaxar exige prática. Yoga permite espaço para a mente diminuir o ritmo e se acomodar.

 

Crianças ouvem o tempo todo que precisam se engajar nas atividades e serem produtivas. Suas pequenas mentes ficam pulando de uma atividade para outra durante todo o dia. Yoga ensina que não precisa ser sempre assim.

 

Se as crianças aprendem a relaxar e ficar paradas, elas estarão mais preparadas para lidar com o stress e pressão que chegarão conforme elas forem crescendo.

 

 

 

Crianças são “Yogis” natos. Suas capacidades natas de confiar nos outros, combinada com a falta de inibidores, permite a elas a receber os ensinamentos e crescer com eles de formas inspiradoras. Adultos têm bastante a aprender com a forma que as crianças recebem os ensinamentos do Yoga. Se a gente consegue oferecer esse presente a elas, elas vão não apenas se beneficiar, mas aproveitar de uma forma imensa!

 

Kath Charles

 

Publicado originalmente em Do You Yoga

https://www.doyouyoga.com/8-benefits-of-yoga-for-kids/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

SIGA NOSSAS REDES