©AFTERSCHOOL

contato@afterschool.net.br

(11) 3798 2897

(11) 99118 8826

Please reload

POSTS RECENTES

10 SUGESTÕES DE LIVROS PARA FALAR DE EMOÇÕES COM SEUS FILHOS

August 28, 2017

1/3
Please reload

POST EM DESTAQUE

MAIS 10 LIVROS PARA FALAR DE EMOÇÕES COM SEUS FILHOS

Conversar com crianças sobre emoções deveria ser tão natural quanto assegurar a vacinação, recomendar que se beba bastante água ou desenvolver o hábito de lavar as mãos antes das refeições. Mas, justamente por não ser incentivado, falar de raiva, tristeza, egoísmo, ódio, ressentimento, inveja ou empatia, por exemplo, não é das missões mais simples.

 

Felizmente, a arte, por meio da literatura, pode dar uma inestimável ajuda. O HuffPost Brasil separou sugestões de livros para falar de emoções com crianças e a gente do AfterSchool também incluiu algumas dicas de livros que trabalhamos por aqui também.

 

 

 

 

 

 

The Rainbow Fish (O peixinho do arco íris) 

 

O belo peixinho sente que ser o mais belo peixe do oceano pode ser solitário. Mas, aprende que pode fazer amigos e ser mais feliz dividindo suas qualidades ao invés de guardá-las para sim mesmo. A história enfatiza não só a importância de dividir, mas também a alegria que se sente através da generosidade.

 

Emoções trabalhadas: solidão, empatia, generosidade

 

 

A Teimosinha 

 

Fabrício Carpinejar
Ilustrações de Guto Lins
Melhoramentos

 

No livro conhecemos as inusitadas emoções de Lucila, que nos conta por que o aniversário é o dia mais triste da vida dela. Em um relato poético, descobrimos que ela é superprotegida pelos pais que, de tanto amá-la, acabam não deixando que ela faça as próprias escolhas.


Emoções trabalhadas: tristeza, sufocamento, superproteção

 

 

 

 

Mari e as coisas da Vida

Tine Mortier
Ilustrações de Kaatje Vermeire
Pulo do Gato

Mari é uma garota bastante sensível e tem muita cumplicidade com a avó. Mas a senhora adoece, perde a capacidade de se mover e de se expressar. A garotinha é a única capaz de compreendê-la, e o leitor acompanha essa bela história de amor e adaptação à velhice pelos olhos e sentimentos de Mari.

Emoções trabalhadas: saudade, perda, cumplicidade. 

 

 

 

Acredite

 

 

Um pai, em parceria com sua filha, que na época tinha 9 anos, criaram um livro de atividades para estimular sonhos que transformem o mundo, despertando em crianças e adolescentes a importância de não se pensar apenas no próprio benefício. O leitor é convidado a escrever, recortar, desenhar no próprio livro e a formular perguntas sobre otimismo, criatividade e colaboração. A publicação dá também dicas para estimular cada um desses potenciais, incluindo exercícios de meditação, desenho e trabalho em grupo. Para crianças a partir dos 6 anos, com orientação dos pais ou professores.

 

Emoções trabalhadas: otimismo, empatia, solidariedade

 

 

A Princesa Imperfeita

 

Gabriela Salim Xavier Moreira, Sebastião Sousa Almeida e Carmem Beatriz Neufeld
Ilustrações de Mauro Cézar Freitas

 

Voltado para crianças de 6 a 10 anos, A Princesa Imperfeita traz uma discussão sobre autoimagem em uma época em que a aparência é supervalorizada e a autoestima é bastante afetada pelos padrões estéticos empurrados pela cultura. Aline, a protagonista do livro, queria ser a principal dançarina do festival de balé, mas é recusada por ser gordinha.

Emoções trabalhadas: autoestima, resiliência, felicidade, bem-estar, autoconfiança 

 

 

Quando Sinto Inveja

Trace Moroney
Ciranda Cultural

 

A inveja nos leva a pensar que a grama do vizinho é mais verde que a nossa. Um coelhinho fofo mostra como lidar com esse sentimento que desperta em nós atitudes pouco legais.


Emoções trabalhadas: inveja

 

 

A parte que falta

 

Texto e ilustrações de Shel Silverstein
Cosac Naify

 

Com muita simplicidade e delicadeza, o americano Shel Silverstein fala de nossa busca por felicidade e completude, mostrando que ela pode ser mais deliciosa que o resultado. A obra leva os pequenos a pensarem, com bastante leveza e despretensão, nas relações, nas pessoas ao redor e na nossa capacidade de ser feliz por conta própria, sem esperar pelo outro.


Emoções trabalhadas: felicidade, otimismo, angústia, frustração

 

 

Roupa de Brincar

Eliandro Rocha
Ilustrações de Elma Fonseca
Pulo do Gato

 

Uma menina passa horas se divertindo no guarda-roupas da tia, brincando com as roupas diferentes. Certo dia, percebe que a tia está diferente, suas roupas não têm nenhuma graça e seu guarda-roupa está quase vazio.


Emoções trabalhadas: tristeza, perda, alegria

 

 

A Panqueca de Nina

Texto e ilustrações de Yin Chien
Biruta

 

Em belas ilustrações, Yin Chien traz a história de Nina, uma garotinha que tem muita admiração pela irmã mais velha e quer ser exatamente como ela. Ao longo da leitura, a protagonista percebe que ser igual à irmã não é possível e que ela pode ser um sucesso do jeito dela.

 

Emoções trabalhadas: admiração, autoestima

 

 

Errar faz parte, perdoar faz bem

 

Aline Henriques Reis e Carmem Beatriz Neufeld
Ilustrações de Mauro Cézar Freitas

 

Com leitura leve e indicada para crianças de 6 a 10 anos, as autoras discutem a culpa e o sofrimento gerados por um erro, além de falar dos benefícios do perdão. O protagonista é Juninho, um menino que não se permite errar e sofrer.
Emoções trabalhadas: empatia, compaixão, paciência, culpa, tolerância, vulnerabilidade.

 

 

 

TEXTO ORIGINAL DE BRASILPOST

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

SIGA NOSSAS REDES