©AFTERSCHOOL

contato@afterschool.net.br

(11) 3798 2897

(11) 99118 8826

Bilinguismo

Para uma educação multicultural o aprendizado da língua inglesa atualmente é essencial. Além da ampliação das possiblidades de comunicação e interação social, potencializa o acesso a informações e conhecimentos em qualquer área de interesse. O inglês é a língua do mundo e seu aprendizado oferece a ferramenta para se pensar em escala global.

Especialistas em neurociência e desenvolvimento da linguagem são unânimes em afirmar que a infância é o melhor período para se aprender um segundo idioma. Quanto mais cedo, maior a amplitude do aprendizado e a fluência, pois nessa fase de vida as regiões da área da linguagem no cérebro se sobrepõem, ao contrário dos adultos.  

As vantagens do bilinguismo na infância não se limitam ao desenvolvimento linguístico. Além da ampliação da capacidade de comunicação e do acesso ao conhecimento e novas culturas, os pesquisadores apontam diversos outros benefícios em crianças que falam mais de um idioma, tais como:

1

São mais criativas, atentas, focadas nas tarefas e desenvolvem melhor as habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão; 

2

Diferenciam com mais habilidade as informações relevantes das irrelevantes;

3

Têm maior compreensão das necessidades de comunicação de seus parceiros de conversa;

4

Apresentam mais facilidade para aprendizado da leitura e escrita.

5

Desenvolvem mais cedo a capacidade analítica e as habilidades lógicas.

Na infância, a melhor forma de aprendizagem de uma segunda língua é de maneira natural, brincando. Assim, elas não sofrem pressão ou cobranças excessivas e, consequentemente, não criam barreiras.